terça-feira, 27 de dezembro de 2022

Trabalho remoto no Brasil

As pesquisas mais recentes mostraram o crescimento do trabalho remoto no Brasil.

 

Segundo a pesquisa “O Futuro do Trabalho no Brasil” feita em 2022 pela IDC Brasil por solicitação do Google Workspace, a adoção do modelo hibrido para o trabalho saltou de 44% em 2021 para 56% em 2022. A adoção do modelo totalmente presencial caiu de 29% em 2021 para 25% em 2022 (A pesquisa completa está publicada no endereço https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/estrategias-de-marketing/dados-e-mensuracao/trabalho-hibrido-pesquisa-brasil/).

 

Segundo a pesquisa do instituto Datafolha feita entre 19 e 20 de dezembro de 2022, 52% dos brasileiros querem trabalhar no modelo totalmente remoto ou híbrido.

 

Recentemente a Bayer do Brasil, divulgou que 100% da área administrativa, ou seja, 60% da mão de obra total podem trabalhar em um modelo em que os colaboradores podem ir para o escritório uma vez por mês.

 

O mercado de trabalho brasileiro está claramente rompendo com os paradigmas ultrapassados e caminhando para uma gestão mais moderna e atuante.

 

É claro que a rosa do trabalho hibrido tem alguns espinhos. As empresas estão em um momento de transição cheio de desafios e aprendizados.

 

Um dos desafios do trabalho remoto é a participação em situação de igualdade nas reuniões de trabalho dos presenciais e remotos.

 

Em muitas empresas multinacionais as conferências por áudio ou vídeo fazem parte da rotina por mais de vinte anos. No entanto, as empresas nacionais romperam o paradigma do presencial muito recentemente, por isto mais de 70% dos entrevistados nas pesquisas entendem que as reuniões são mais produtivas no modelo presencial.

 

É comum encontrar a situação em que os colaboradores vão para o escritório apenas porque a liderança está trabalhando presencialmente. 

Um outro espinho é a legislação tributária e trabalhista do local onde o colaborador está trabalhando. Existem situações que geram multas fiscais e trabalhistas que devem ser gerenciadas pela empresa.

 

O Brasil pode conquistar um grande salto de produtividade com a adoção do modelo do trabalho híbrido. Profissionais competentes e experientes podem trabalhar para empresas fisicamente distantes e criar um ciclo continuo de melhoria empresarial.

 

Uma lacuna que existe no trabalho remoto que precisa ser adequadamente gerenciada com urgência é a possibilidade do profissional trabalhar para empresas concorrentes e gerar conflitos éticos.  

 

 

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Mercado de trabalho de TI

O quarto trimestre do ano de 2022 vem sendo marcado pelas demissões em massa das empresas de tecnologia.

 

O fenômeno chegou ao Brasil com mais intensidade em dezembro e diversas empresas iniciantes estão demitindo em massa.

 

Muitos profissionais demitidos estão amargando uma longa espera para conseguir uma nova posição no mercado.

 

Apesar dos inúmeros alertas de que faltam profissionais de TI no mercado nacional, o que nós estamos presenciando é uma forte contração no mercado.

 

Alguns profissionais brasileiros conseguiram realocação na Europa, mas eles fazem parte de uma minoria.

 

O que causou tamanha revertério no mercado de TI (saiu de uma onda expansionista para contracionista)?

 

A elevação da taxa de juros nos Estados Unidos inviabilizou diversos projetos. Muitas iniciativas foram abortadas por causa do aumento dos custos e redução da lucratividade.

 

Aqui no Brasil o ciclo de alta de juros começou bem antes que nos Estados Unidos, então porque só agora, a onda contracionista ganhou fôlego?

 

O principal motivo para as demissões em massa no território nacional é o elevado nível de incerteza da economia para o ano de 2023.

 

Um nível elevado de incerteza aumenta consideravelmente o risco dos projetos e os seus respectivos custos.

 

O aumento generalizado dos custos inviabilizou diversos projetos das empresas iniciantes e gerou a onda das demissões em massa.

 

Muitos que ainda não foram demitidos sabem que estão com a corda no seu pescoço. Profissionais que estão neste tipo de situação tendem a ter uma queda abrupta da sua produtividade gerando assim uma nova força de aumento dos custos.

 

No cenário de curto prazo o nível de incerteza está aumentando, por isto é provável que a onda de demissões em massa ganhe volume nos primeiros dias de 2023.

 

Todos nós esperamos que o novo governo assuma e rapidamente dissipe as principais incertezas da economia brasileira.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Processos

Muitas empresas têm processos. Tem processos para as entradas, saídas e operação. Algumas tem processos que funcionam e outras que não funcionam.

 

Com o advento do comercio eletrônico, as empresas digitalizaram os seus processos. Elas digitalizaram processos que funcionam e os que não funcionam.

 

Muita coisa foi feita em nome do que foi chamado erroneamente de transformação digital. Em diversos casos, as ineficiências das empresas são empurradas goela abaixo para os clientes.

 

Para entender a empurroterapia, basta ver o que acontece em uma compra eletrônica simples. O cliente selecionou no seu carrinho de comprar três itens. O valor dos itens gerou o benefício do frete grátis para o cliente.

 

No dia seguinte o cliente recebe uma mensagem do vendedor dizendo que um item está em falta e que os outros itens serão entregues e o valor pago pelo item faltante será estornado.

 

O valor do item realmente foi estornado, mas era o valor correto? Se o cliente for comprar o item faltante ele vai pagar pelo produto e pelo frete, logo a ineficiência da empresa gerou uma despesa extra para o cliente.

 

Despesa extra que a empresa não reconhece e não assume. Como o sistema do comercio eletrônico permite selecionar um item que não existe no estoque?

 

Este é o resultado da digitalização de um processo que não funciona. Depois a empresa reclama quando perde clientes para competidores internacionais melhores preparados.

 

Para evitar problemas como este é preciso apenas checar a disponibilidade dos itens no carrinho antes de gerar a fatura para o clientes e fazer o bloqueio dos itens imediatamente.

 

Estamos falando de um procedimento simples e banal que não é feito por empresas de grande porte aqui no Brasil.

 

 

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Promessas não cumpridas

Em setembro de 2022, o então presidente da Disney prometeu lucros extraordinários. Em novembro de 2022 foi divulgado o relatório de resultados do trimestre. Perdas e falta de lucratividade foi uma constante.

 

O resultado foi a demissão do presidente da Disney, Bob Chapek. Na teleconferência com os analistas e investidores o Bob considerou os resultados alcançados como positivos e traçou um futuro auspicioso.

 

Os números frios e cruéis desmentiam a realidade paralela criada pelo Bob. O mundo Disney rejeitou o discurso não exato e decidiu com base nos fatos e números.

 

Existem mercadores em todos os lugares e felizmente as pessoas estão decidindo com base nos fatos e números.

 

Aqui no Brasil, os mercadores ainda estão atuando com intensidade, mas já encontramos ilhas de excelência que trabalham apenas com fatos e números.

 

Muitos ainda lembram das promessas da copa do Mundo de futebol de 2014 no Brasil. Uma das promessas era o crescimento do turismo internacional no Brasil pós copa.

 

Muitos acreditaram nas promessas magicas e deixaram de lado a lição de casa. O resultado é que entre 2014 e 2019 o crescimento do turismo internacional no Brasil foi ínfimo.

 

Era de 6,31 milhões e passou para 6,35 milhões. O Brasil sediou uma copa do mundo e uma olimpíada no período.

 

As promessas geraram gastos extraordinários para o país cuja conta está sendo paga em 2022 com a insegurança alimentar do brasileiro.

 

O resultado alcançado foi pífio. Centenas de bilhões foram gastos para gerar um crescimento de 0,04 milhões de turistas internacionais.

 

Todos foram avisados sobre o irrealismo das promessas, mas a grande maioria ignorou os avisos.

 

Também neste caso ocorreu a demissão do presidente. O resultado das promessas não cumpridas foi o impeachment da presidenta do Brasil.

 

O mundo está atento e felizmente está decidindo com base nos fatos e números. No universo da central de serviços ainda vemos os mercadores fazendo promessas irreais.

 

O destino deles será o mesmo dos presidentes que não entregaram as suas promessas.