quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Preguiça, preconceitos e emoções e a desvantagem competitiva

 

Foi revelado que um ciberataque custou US$ 46 milhões e afetou o resultado da empresa em 2021 e 2022. Fonte: Ataque virtual à Atento custou US$ 46 mi, diz chefe na América do Sul, https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2022/08/15/entrevista-uol-lideres-dimitrius-oliveira-presidente-atento-america-do-sul.htm, acessado em 01/09/2022.

 

Foi revelado que um ataque hacker gerou uma perda de R$ 923 milhões em vendas. Fonte: Americanas perdeu quase R$ 1 bi em vendas com hackers, https://www.folhape.com.br/economia/americanas-perdeu-quase-r-1-bi-em-vendas-com-hackers/226822/.

 

Eu estou impressionado com a quantidade de escolhas pobres tomadas pelas empresas e pessoas durante a pandemia. 

 

Parece que muitos negócios e pessoas entraram no modo sabotagem em que objetivo era gastar dinheiro e recursos em inutilidades e ficar mais pobre.

 

Muitos CNPJs morreram ou entraram em fase terminal da vida durante a pandemia por causa das péssimas escolhas realizadas pelos seus gestores.

 

Para entender por que profissionais com formação universitária eu li os livros “Ruído: uma falha no julgamento humano” e "Rápido e Devagar - Duas Formas de Pensar" do prêmio Nobel de Economia Daniel Kahneman.

 

Nos livros, o autor afirmou que preconceitos e emoções contaminam as decisões e transformam decisões técnicas em um fenômeno aleatório de sorte e azar.

 

As empresas não estão agindo como entidades racionais, pois tomam decisões com base na intuição.

 

A análise analítica dos dados e informações exige um esforço mental para alcançar um nível de pensamento mais profundo e complexo para resolver um problema.

 

Muitas empresas tomam decisões em um sistema rápido e preguiçoso que ignora a complexidade das consequências das suas escolhas.

 

Por exemplo, selecionar profissionais de segurança digital e de tecnologia de informações e comunicações com base no preconceito do cabelo branco e não na competência, capacidade e honestidade gerou vulnerabilidades elementares no universo digital das corporações.

 

As vulnerabilidades elementares que estão sendo exploradas pelos invasores e estão gerando perdas milionárias para os acionistas e consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário