A central
de atendimento virou uma importante ferramenta de geração de lucro para as
empresas durante a crise econômica causada pela pandemia. É evidente que ela
também pode ser uma importante fonte de geração de prejuízos.
Para
exemplificar como a central geral prejuízo para o negócio, vou utilizar de um
exemplo ocorrido recentemente em uma compra no comercio eletrônico. O atendimento
pobre da central de atendimento da autoproclamada maior e melhor pet shop do
Brasil gerou a perda de um cliente e de todo o investimento realizado na sua
conquista.
O cliente
resolveu fazer em setembro de 2020, a mensal dos produtos e alimentos para os seus
pets. Ele encheu o carrinho com ração, brinquedos, petiscos, grama, areia,
tapetes etc.
Quando
ele completou o carrinho com todos os produtos necessários, ele resolveu fazer
um agrado para o seu gato e adicionou no carrinho um pacote mensal de sache
especial.
Quando
ele fechou ao carrinho e foi finalizar a compra a plataforma travava e a conclusão
do processo de compra não ocorria. Ficava apenas girando uma bolinha. Ele
entrou em contato com a central de atendimento e ela orientou que ele limpasse
o cachê do navegador ou que fizesse navegação em uma janela anônima ou que
usasse o app.
Nada
disto funcionou. Depois de três tentativas fracassadas, o cliente desistiu e
comprou os produtos de uma grande rede concorrente (autoproclamada maior Pet
Shop do Brasil). Alguns dias depois ele recebeu o retorno de um dos chamados aberto
dizendo que o sachê especial que ele colocou no carrinho de compras estava em
falta e por isto a compra não foi finalizada.
A demora
da reposta fez com que a autoproclamada maior e melhor pet shop do Brasil perdesse
este cliente e diversos outros por causa da falha do sistema da plataforma e da
pobreza da resposta da central de atendimento. Era só ela falar para o cliente durante
o primeiro contato para ele retirar do carrinho o sachê especial, pois o
estoque do produto estava esgotado.
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