Nos
últimos cinco anos eu venho insistentemente mostrando as situações onde o uso
do computador reduziu a produtividade do trabalhador brasileiro. Em diversos
eventos que participei ficou muito claro que os profissionais de suporte
técnico ou não tinham interesse assunto ou simplesmente não eram capazes de entender
o impacto das suas decisões. O interesse deles estava voltado para questões mais
mundanas, como por exemplo, obter uma fórmula mágica para fazer o chefe para
contratar mais analistas.
Infelizmente
os eventos específicos de suporte técnico são medíocres ao extremo. Abordar assuntos
relevantes está totalmente fora do propósito dos organizadores e palestrantes.
É a cultura da produção do esgoto intelectual.
A
consequência de tamanha falta de informação é a falha em um dos temas
elementares da tecnologia. No domingo dia 03 de novembro de 2019 diversos
celulares, computadores e relógios adiantaram uma hora por causa da
configuração do horário de verão.
No
artigo “Celulares voltam a adiantar uma hora, mesmo sem horário de verão” (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/11/celulares-voltam-a-adiantar-uma-hora-mesmo-sem-horario-de-verao.shtml, acessado em
05/11/2019) um relógio de rua foi coberto com papel por causa da enorme
confusão causada pelo horário errado. Do ponto de vista técnico, a exatidão do
relógio dos equipamentos é um item elementar e básico. Qualquer um é capaz de
fazer a configuração correta. Só que não foi assim que ocorreu.
Um
erro ridículo de configuração levou o país para enormes perdas materiais
(quando falo em perdas materiais estou falando em dinheiro). Mais uma vez o
Brasil andou para traz por causa do suporte técnico. Não adianta querer falar
de transformação digital sem antes falar de perda de produtividade.
Infelizmente a mediocridade abunda no território tupiniquim.
A
consequência da mudança do horário de verão ocorrida de forma desorganizada foi
a perda de muito dinheiro. A solução para arrumar o problema consumiu mais
dinheiro no retrabalho.
Um
caso bem simples ocorreu em um hospital. Uma cirurgia que começou as 23:30 e terminou
as 00:30 foi registrada no sistema como finalizada as 01:30 por causa da
mudança do horário. O custo dos recursos utilizados dobrou. Para consertar o
erro foi preciso deletar o registro e criar um. Como estamos falando de
centenas de milhares de casos semelhantes é só multiplicar o custo unitário
para descobrir que milhões foram gastos apenas para retornar à condição inicial.
Foram
emitidos dezenas de alertas durante o ano para mudar a configuração de ajuste
automático do horário de verão para ajuste manual. A organização do suporte
técnico ignorou todos eles. Preferiu esperar para ver. O Brasil perdeu muito.
Algo
elementar e fácil que poderia ter sido feito de forma programada não foi feito.
Ainda bem que estamos entrando na era da Inteligência Artificial. Em breve, os
computadores vão fazer o trabalho que os analistas de suporte são incapazes de
fazer. O bolso do brasileiro vai agradecer.
Neste
novo contexto, os eventos irão desaparecer, pois os analistas técnicos amargurarão
um longo desemprego. É o preço da mediocridade. A boa notícia é que os spams
falando que todos os convites foram vendidos vão acabar.
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