Eu
já havia comentado anteriormente o problema da perda de produtividade em
supermercados por causa das falhas de Tecnologia de Informações e Comunicações
(TIC). O artigo “Reclamações por falsas promoções em supermercados crescem 34%
no país” (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/08/1663648-queixas-de-consumidor-surpreendido-no-caixa-por-preco-maior-sobem-34.shtml,
acessado em 03/08/2015) revelou que os clientes de gigantes do varejo estão
reclamando com intensidade das promoções nos supermercados. Foi afirmado que o Wanderson
escolheu a promoção de iogurte "pague 5 e leve 6" ao preço de R$ 9,90
no supermercado. Quando ele conferiu a nota, ele descobriu que pagou R$ 12,95. Alguns
dias depois, o mesmo problema aconteceu de novo.
O
artigo afirmou que as promoções apresentadas nas gôndolas dos supermercados não
viram realidade nos caixas dos mesmos. Os clientes mais atentos estão
reclamando e por causa das interrupções para averiguar o preço correto do
produto, as filas nos caixas estão aumentando e a produtividade dos
funcionários está caindo. O problema é que o sistema do caixa não recebe a
atualização das promoções e por isto cobra um valor diferente do exposto. Cada reclamação
implica em interromper o fluxo da fila de clientes para averiguar o valor
correto, estornar o valor antigo e registrar o valor correto. Isto é tempo do
funcionário e do cliente que é jogado no lixo. Pelo efeito multiplicador do
defeito uma inteira cadeia de perda econômica é iniciada.
Para
um setor que faz questão de cobrar entre oito e dez centavos por uma sacolinha,
a perda de produtividade do funcionário por uma falha tão elementar de TIC deveria
estar na pauta de prioridade absoluta, pois o estorno e novo registro tem
custos adicionais de processamento e energia elétrica. Mas a perda total não é
apenas de produtividade. Existe uma perda da confiança do consumidor na idoneidade
do supermercado e um estímulo para troca de fornecedor. O aparecimento destes
problemas de solução tão simples vai cada vez mais levar o brasileiro para o
colo de multinacionais americanas capacitadas.
O
país que atravessa uma recessão elevada precisa aproveitar este momento para
rever as suas falhas e impedir a sua recorrência. Bilhões de Reais podem ser
economizados com o pleno funcionamento da TIC nacional. Já passou da hora do
governo federal que tanto fala em cortes e aumento de impostos, olhar com
seriedade as perdas da economia nacional e traçar uma rota corretiva. Não tenho
dúvida de que o ajuste fiscal seria muito facilitado e menos dolorido com a
eliminação do retrabalho, perdas e desperdícios causados por TIC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário