segunda-feira, 29 de outubro de 2012

REDES VULNERÁVEIS NA COPA - Parte 1


O recente apagão na rede elétrica ('Apaguinhos' se repetem e falhas acendem alerta no setor elétrico, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/70096-apaguinhos-se-repetem-e-falhas-acendem-alerta-no-setor-eletrico.shtml, acessado em 31/10/2012) é apenas a ponta do iceberg da vulnerabilidade das redes brasileiras de infraestrutura. Alguns podem até discordar do foco pessimista da afirmação, no entanto, já existe um robusto consenso nacional de entendimento que é preciso um duro trabalho de imaginação e execução para que não aconteça um desabamento completo dos serviços de TIC (Tecnologia de Informações e Comunicações) durante a Copa de 2014. A elevada abrangência (12 estados e capital federal) do apagão elétrico da quarta feira, 03 de outubro de 2012 revelou que não é preciso um agressor externo ao sistema para gerar uma grave crise.

 O presidente do ONS (Operador Nacional do Sistema) preferiu a estratégia de minimização (“Chama de apaguinho, fica melhor", Fonte: 'Apaguinhos' se repetem e falhas acendem alerta no setor elétrico, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/70096-apaguinhos-se-repetem-e-falhas-acendem-alerta-no-setor-eletrico.shtml, acessado em 31/10/2012). O estratagema gerou perda do foco chave do assunto e aumentou a vulnerabilidade do sistema. Como a realidade brasileira não é um conto de fadas é fácil perceber que a escolha de uma versão fragilizada dos fatos apenas agravou o problema real.

Os eventos subsequentes que resultaram no novo apagão da sexta-feira, 26 de outubro de 2012 confirmam o problema da procrastinação e fragilização (Apagões estão mais frequentes e tendem a aumentar, http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/74330-apagoes-estao-mais-frequentes-e-tendem-a-aumentar.shtml, acessado em 31/10/2012; Blecaute causa efeito dominó e prejudica abastecimento de água em todos os Estados do Nordeste, http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/26/blecaute-causa-efeito-domino-e-prejudica-abastecimento-em-todos-os-estados-do-nordeste.htm, acessado em 31/10/2012).

O acompanhamento da gestão do apagão revela o prejuízo empresarial de milhares de reais ocorridos nos pequenos portais de comércio eletrônico cujo negócio caiu para a treva por conta do fracasso elétrico. Negócios sensíveis ao prazo e tempo como os produtos alimentares também caíram na vala comum da espiral negativa da perda. Existem registros de micro empresários perdendo uma boa parte do seu estoque perecível. O fracasso causado pela vulnerabilidade da rede gerou uma quantidade inédita de dados e informações sobre a severidade do risco de segurança que precisa ser avaliada na ótica do fato e realidade. O roubo do lucro derivado destas vulnerabilidades pode facilmente levar para o moroso caminho de ação judicial. Os advogados estão procurando uma diretriz para recuperar tamanha riqueza jogada no lixo.

O incidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) revela que existem brechas que podem surpreender o comércio baseado em rede elétrica no pior momento possível. É preciso prever o risco e corrigir com precisão as falhas de segurança. A solução em nuvem classe mundial pode ser um dos caminhos corretos para a mitigação dos perigos inerentes ao sistema. A lista de consequências do apagão é interminável, por isto é preciso ponderar com solidez todas as vulnerabilidades. A origem do incidente que atacou o lucro das pequenas empresas foi comunicada de forma vaga. Não é possível saber se a causa do incêndio foi um ataque premeditado ou uma falha humana.
 
A péssima notícia é que não foi revelada a adoção de uma metodologia que evite novos "apaguinhos" ou apagões (ONS descarta sabotagem e diz que apagão foi causado por falha em proteção, http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1175962-ons-descarta-sabotagem-e-diz-que-apagao-foi-causado-por-falha-em-protecao.shtml, acessado em 31/10/2012; Incêndio em equipamento provocou blecaute em todo Nordeste e em dois Estados do Norte do país, diz NOS, http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/10/26/incendio-em-equipamento-provocou-blecaute-no-norte-e-nordeste-do-pais.htm, acessado em 31/10/2012 ).